Uncategorized
#colunistas | Mundo Pet – Por: Chris Rios

#colunistas | Mundo Pet – Por: Chris Rios

Cães terapeutas – Terapia Assistida por Animais (TAA).

Saiba como os animais podem fazer a diferença no tratamento terapêutico de diversos pacientes.

Você já ouviu falar na sigla TAA? Essas três letras representam a Terapia Assistida por Animais. Essa prática é um tipo alternativo ou complementar de terapia que inclui o uso de animais em um tratamento e tem se popularizado cada vez mais pelo mundo, inclusive no Brasil, onde diversas instituições têm se dedicado à promoção e mediação de intervenções feitas com animais terapeutas.

O convívio com animais de estimação, especialmente com cães e gatos, pode reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas da depressão, além de aliviar o sentimento de solidão, estimular brincadeiras, a prática de exercícios físicos e a demonstração de afeto. Em termos mais técnicos, este contato com animais estimula o aumento na produção de endorfina que, ao ser liberada, estimula a sensação de conforto, bem-estar e alegria. Além disso, há também o aumento na produção da ocitocina, responsável por promover a afeição e diminuir a pressão arterial.

Em pacientes com autismo, por exemplo, é possível perceber através da TAA, uma melhora significativa na demonstração de sentimentos, na compreensão de regras e limites impostos e no desenvolvimento de uma linguagem mais expressiva. O principal objetivo da Terapia Assistida por Animais é ajudar pessoas no tratamento e no processo de recuperação ao lidar com um problema de saúde, seja ele de ordem física ou psicológica, ou ainda pacientes com transtorno mental. Entre os animais mais comumente usados neste tipo de terapia estão os cachorros e os gatos, porém outros animais também podem exercer essa função, dependendo do objetivo pontual da terapia para cada paciente. A Associação Oxy Proteção Animal tem três cães terapeutas, inicialmente esses cães serão apresentados as crianças e adolescentes, em palestras educativas nas escolas, esses cães terão a missão simplesmente de alegrar as crianças, e de mostrarem como é bom estar na companhia de um animal, e como esse contato pode trazer vários benefícios.

Mel uma de nossas cães terapeutas foi uma filhotinha resgatada das ruas, ela foi em várias feiras de adoção e por ser de porte médio não foi adotada, agora a Mel recebeu treinamento para ser cão terapeuta e vai fazer parte da nossa TAA.

Redação: Chris Rios – Rádio TV Regional Colunistas